placeholder image to represent content

Acinetobacter

Quiz by Marilia Petrillo

Our brand new solo games combine with your quiz, on the same screen

Correct quiz answers unlock more play!

New Quizalize solo game modes
5 questions
Show answers
  • Q1
    Sobre os Acinetobacter e analisando o caso clínico apresentado, analise as afirmativas corretas: 1. O Acinetobacter é um bacilo gram-negativo e, assim, apresenta uma fina parede celular de peptigoglicanos e membrana externa, possuindo o LPS como um importante fator de virulência. 2. O Acinetobacter é um microrganismo exclusivamente causador de infecções no trato respiratório, sendo diagnosticado pelo método de coloração gram, no qual notaremos a coloração roxa nos microrganismos. 3. Essa bactéria é propensa a formar biofilmes, e, portanto, possui grande incidência e imensa importância como causadora de infecções hospitalares, por formar esse aglomerado de bactérias embebidos por uma matriz e possuir aderência maior a materiais como sondas e cateteres, o que caracterizou a traqueostomia e o acesso central realizados no paciente um potencial fator de risco para infecção. 4. Diante do caso clínico, o microrganismo foi tratado erroneamente uma vez que é tipicamente sensível a diversos tipos de antibióticos, sendo o uso preferencial de beta-lactâmicos, como a penicilina. 5. A transmissão do Acinetobacter pode se dar até mesmo pela pele de profissionais, sendo esse um microrganismo oportunista habitante usual da pele de algumas pessoas, que pode se fixar em fômites pelo toque ou mesmo no paciente vulnerável.
    1, 2, 3 e 5
    1, 2 e 4
    1, 3 e 4
    1, 3 e 5
    300s
  • Q2
    Sobre a Acinetobacter, assinale a alternativa INCORRETA:
    Question Image
    O microrganismo tem como alvo pacientes hospitalizados mais vulneráveis, principalmente aqueles que estão criticamente doentes, com quebras de integridade da pele e com comprometimento das vias aéreas.
    As infecções causadas por esse microrganismo são, muitas vezes, difíceis de tratar por causa de sua alta resistência a muitos antibióticos e é um bacilo não fermentador, Gram-negativo, oxidase-negativo e sem motilidade.
    O gênero Acinetobacter não tem grande importância clínica devido à sua pequena incidência nas infecções hospitalares e sua baixa resistência aos antimicrobianos.
    Alguns estudos mostram que esta espécie é capaz de sobreviver por longos períodos em objetos inanimados, superfícies situadas em imediações próximas ao paciente debilitado, podendo ser transmitida diretamente ou por meio das mãos dos profissionais de saúde, ou, ainda, ser passada de paciente para paciente.
    300s
  • Q3
    Acinetobacter é um gênero de bactéria Gram-negativa que pertence ao filo Proteobacteria. Não-móveis, as espécies de Acinetobacter são oxidase-negativas, e se apresentam em pares. São importantes organismos no solo, onde contribuem na mineralização de, por exemplo, compostos aromáticos. Referente a essa bactéria julgue verdadeiro ou falso. ( ) Acinetobacter sp. também podem causar infecção de feridas e infecções supurativas (p. ex., abscessos) em qualquer órgão, como pulmão, trato urinário, pele e tecidos moles; pode ocorrer bacteremia. ( ) Acinetobacter coloniza facilmente locais traqueostomizados; causa bronquiolite e traqueobronquite adquiridas na comunidade em crianças sadias e traqueobronquite em adultos imunocomprometidos. Pneumonias por Acinetobacter, adquiridas em hospitais, são multilobares e com frequência complicadas. Bacteremia secundária e choque séptico estão associados a um prognóstico reservado. ( ) As secreções respiratórias de pacientes entubados ou feridas abertas é a forma mais contagiante desta bactéria, sendo de difícil controle, a propagação desta bactéria é a causa mais comum de infecção hospitalar. ( ) O espectro da resistência aos antibióticos destes organismos junto as suas capacidades de sobrevivência os tornam uma ameaça a hospitais como tem sido observado em ocorrências até mesmo em países altamente desenvolvidos.
    Question Image
    VVFF
    VVFV
    FVFV
    VVVV
    300s
  • Q4
    Em pacientes com celulite ou flebite localizada e associada a corpos estranhos (p. ex., cateter intravenoso IV] ou suturas), a remoção do corpo estranho e cuidados locais geralmente são suficientes. A traqueobronquite após entubação endotraqueal pode se resolver somente com toalete pulmonar. Sobre a coleta de material biológico para a ponta do cateter do paciente e sobre tratamento para infecções abrangentes quando positiva a cultura, assinale o correto respectivamente:
    Question Image
    Deve ser realizada a técnica de Maki com apenas parte exterior do cateter para a cultura; antibioticoterapia.
    Realiza-se a técnica de Maki que é uma cultura semiquantitativa, que possibilita uma estimativa do número de microrganismos que possam estar em contagem significativa para ocorrer um processo infeccioso, avalia-se a ponta externa e interna do cateter do local de inserção; antibioticoterapia.
    Com resultado de cultura positivo nas pontas externas e internas do cateter é provável que o microrganismo tenha passado através do local de inserção, porém não se deve correlacionar o resultado com hemocultura; quimioterapia.
    A semeadura da face externa do cateter em Ágar-sangue na Técnica de Maki com a presença de mais de 10 UFC é sugestivo para processo infeccioso na parte externa; analgésicos.
    300s
  • Q5
    Como medidas de bloqueio epidemiológico, a implementação das precauções padrão é a primeira estratégia na prevenção de infecções cruzadas. No caso da Acinetobacter, são medidas de prevenção: I- Precaução de contato e uso do epi; II- Uso de antissépticos associados a detergentes; III- Não usar quartos isolados para pacientes infectados; IV- Ter cuidado com artigos, roupas e superfícies em contato com paciente;
    I e IV
    Todas as afirmativas
    I, II e IV;
    Apenas I
    300s

Teachers give this quiz to your class