placeholder image to represent content

Atividade final - Revisão do conteúdo A2

Quiz by Karina Braun Malafaia

Our brand new solo games combine with your quiz, on the same screen

Correct quiz answers unlock more play!

New Quizalize solo game modes
12 questions
Show answers
  • Q1

    As dietas normais ou dietas hospitalares são classificadas com relação à consistência. Sobre essas dietas, assinale a alternativa correta:

    O abrandamento de fibras na dieta branda é feito somente por processos mecânicos de processamento e corte.

     Na dieta normal oferecemos sucos de fruta ao invés de frutas inteiras.

    A dieta pastosa é abrandada por processos mecânicos e cocção, além da oferta de alimentos moídos, liquidificados e em purê.

    Na dieta líquida completa devemos liquidificar todas as preparações, mas tamisar somente as preparações salgadas (sopas, cremes salgados, etc.).

    45s
  • Q2

    No planejamento de cardápios, para poder adequar os cardápios às necessidades nutricionais e determinar porções de consumo, bem como estratégias de educação nutricional. Considerando as etapas e ferramentas envolvidas no planejamento de cardápios em UANs, julgue os itens subsequentes. A partir das fichas técnicas de preparação, é possível: padronizar o modo de preparo dos alimentos; adequar o cardápio aos equipamentos disponíveis; elaborar lista de compras; e avaliar nutricionalmente a clientela.

    Certo

    Errado

    45s
  • Q3

    Um paciente internado no hospital é submetido a diversos tipos de dieta ao longo de sua permanência de acordo com seu estado de saúde. Assinale a alternativa correta abaixo:

    A dieta branda é indicada para indivíduos que não necessitam de modificações dos nutrientes e da consistência.

    Na dieta branda são incluídas frutas picadas e hortaliças cruas.

    Na dieta normal a distribuição dos nutrientes é: normoglicídica, normoproteica, normolipídica, hipossódica, hipercalêmica.

    A dieta semilíquida é oferecida para dificuldades na digestão, mastigação e deglutição e na transição para a dieta pastosa.

    45s
  • Q4

    Considerando as etapas e ferramentas envolvidas no planejamento de cardápios em UANs, julgue a frase: A ficha técnica de preparação é uma ferramenta operacional que auxilia na combinação de preparações para que o cardápio possa atender às necessidades da clientela determinadas pelo nutricionista.

    Errado

    Certo

    45s
  • Q5

    Considerando que são necessários 30 g de banana e 10 g de morango para o preparo de uma porção de salada de fruta e que o fator de correção da banana é de 1,5 e do morango é de 1,1, qual a quantidade de cada fruta vai ser preciso para preparar uma porção?

    450g de banana e 110g de morango.

    45g de banana e 11g de morango.

    4,5g de banana e 1,1g de morango.

    20g de banana e 9g de morango.

    45s
  • Q6

    No hospital são necessárias dietas em todas as modificações físicas. Para a padronização dos alimentos oferecidos nas refeições servidas e informação ao serviço de Nutrição e Dietética envolvido com os cuidados dos pacientes sobre indicações de cada dieta, em termos sensoriais e nutricionais, você, como Nutricionista, deve saber que os procedimentos corretos para este trabalho de padronização são (assinale a alternativa correta):

    Liquidificar e tamisar todos os alimentos da dieta semilíquida.

    Elaborar os cardápios de modificadas a partir dos alimentos oferecidos na dieta normal.

    Oferecer a dieta líquida completa restringindo leite e derivados.

    Fazer o mesmo espessamento para todas as dietas, de forma a padronizar os alimentos.

    45s
  • Q7

    O nutricionista de um restaurante comercial previu no cardápio do almoço bife de coxão mole acebolado. Esse restaurante é frequentado por 150 clientes diariamente, e o profissional considera o consumo per capita de 100 g de carne. Nessa situação hipotética, sabendo que o fator de correção da carne do tipo coxão mole é de 1,3, a quantidade de carne que deve ser adquirida para realizar o almoço é de:

    19,5 kg

    20 kg

    18,5 kg

    18 kg

    45s
  • Q8

    O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos traz recomendações e informações sobre como alimentar a criança para promover seu crescimento e desenvolvimento e favorecer sua saúde. Assinale a alternativa que não segue as orientações do guia.

    A partir de 6 meses de idade, a criança precisa de mais nutrientes e outros alimentos devem ser oferecidos, juntamente com o leite materno. Nessa idade, a maioria das crianças é capaz de fazer movimentos de mastigação mesmo antes de surgirem os primeiros dentes, demonstra interesse pelos alimentos e gosta de participar das refeições familiares.

    Nos primeiros anos de vida, a variedade e a forma com que os alimentos são oferecidos influenciam a formação do paladar e a relação da criança com a alimentação.

    Em regiões secas e quentes, é necessário oferecer água às crianças alimentadas somente com leite materno, pois auxilia na hidratação nesse período.

    45s
  • Q9

    Acerca do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), julgue o item.

    Do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 10% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando‐se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas.

    Errado

    Certo

    45s
  • Q10

    As dietas são elaboradas com o objetivo de atender às necessidades nutricionais, considerando-se o estado nutricional e fisiológico das pessoas e, em situações hospitalares, deve estar adequada ao estado clínico do paciente, além de proporcionar melhoria na sua qualidade de vida. Sobre dietas, é correto afirmar, exceto:

    A dieta geral é destinada a pacientes que necessitam de restrições específicas e que apresentam funções de mastigação e gastrointestinais alteradas.

    A dieta líquida é indicada para pacientes que apresentam alterações na mastigação ou disfagia e em situações de pós-operatório, ou no preparo para cirurgias ou exames do trato digestivo.

    A dieta pastosa é indicada para pacientes que apresentam disfagia, dificuldades de mastigação e/ou alterações gastrointestinais, pacientes em pós-operatório ou em situações clínicas especiais.

    A dieta branda é indicada para pacientes que apresentam dificuldades quanto à mastigação e/ou digestão, em situações pós-operatórias (fase de transição para a dieta geral), ou durante a recuperação após procedimentos invasivos (cateterismo ou angioplastia).

    45s
  • Q11

    Quanto ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), julgue o item.

     

    As empresas beneficiárias deverão fornecer aos trabalhadores portadores de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, devidamente diagnosticadas, refeições adequadas e condições moldadas ao PAT, para tratamento de suas patologias, devendo ser realizada avaliação nutricional periódica desses trabalhadores.

    Certo 

    Errado

    45s
  • Q12

    Um serviço de alimentação coletiva, para produzir um bife acebolado, utiliza 120 g de carne e 20g de cebola per capita, apresenta Fator de Correção de 1,1 e 1,5, respectivamente, e utiliza, no pedido de gêneros, uma margem de segurança de 10%.

    Para produzir 200 porções de bife acebolado, será solicitado no pedido de gêneros, aproximadamente:

    22 kg de carne e 3 kg de cebola.

    29 kg de carne e 7 kg de cebola.

    24 kg de carne e 4 kg de cebola.

    26kg de carne e 6kg de cebola.

    45s

Teachers give this quiz to your class