placeholder image to represent content

CONHECIMENTOS GERAIS ACAFE

Quiz by ALCEU BERNARDINO

Feel free to use or edit a copy

includes Teacher and Student dashboards

Measure skills
from any curriculum

Tag the questions with any skills you have. Your dashboard will track each student's mastery of each skill.

With a free account, teachers can
  • edit the questions
  • save a copy for later
  • start a class game
  • automatically assign follow-up activities based on students’ scores
  • assign as homework
  • share a link with colleagues
  • print as a bubble sheet

Our brand new solo games combine with your quiz, on the same screen

Correct quiz answers unlock more play!

New Quizalize solo game modes
21 questions
Show answers
  • Q1
    O texto Escola Projeto Coletivo, da proposta curricular SC/2005, afirma que: “O conhecimento, corporificado como currículo não pode ser visto de modo ingênuo e não problemático, mas deve ser analisado em sua constituição social e histórica.” Nesse sentido, cabe à escola preocupar-se com o conhecimento a ser trabalhado, pois:
    o currículo deve privilegiar os conhecimentos locais, uma vez que são estes que interessam aos estudantes
     o currículo, ao incorporar temas polêmicos, pode induzir os estudantes a rebeldia e prejudicar os valores da moral e dos bons costumes. Nesse sentido, tais temas devem ser sempre evitados.
    através do currículo são legitimadas formas de organização da sociedade, estabelecendo o que é válido ou não, o que é certo ou errado, o que é moral ou imoral, o que é bom ou mau.
    o currículo verdadeiro é o oculto e não o oficial, este que organiza os saberes a serem ensinados e com eles as formas de legitimar a organização social.
    5s
  • Q2
    Os princípios estabelecidos na LDB - Lei no 9394/1996 - em seu artigo 3o são, exceto:
    consideração com a diversidade étnico-racial.
    valorização do profissional da educação escolar.
    respeito à liberdade, sem intolerância
     liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
    5s
  • Q3
    São incumbências dos Estados, determinadas no artigo 10 da LDB – Lei nº 9394/1996, exceto:
    Definir, com os Municípios, formas de colaboração na oferta do ensino fundamental, as quais devem assegurar a distribuição proporcional das responsabilidades, de acordo com a população a ser atendida e os recursos financeiros disponíveis em cada uma dessas esferas do Poder Público.
    Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar respectivamente os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
    Elaborar e executar políticas e planos educacionais em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios.
    Assegurar o ensino fundamental com prioridade, e oferecer o ensino médio em parceria com os municípios.
    5s
  • Q4
    ) Os processos de aprendizagem a serem desencadeados por uma escola que pretenda abordar a diversidade supõe necessariamente a proposição de atividades que possibilitem a elaboração conceitual, dando ao conteúdo um tratamento histórico-cultural. Isso pressupõe, exceto:
    Entender que, ao lidar com a diversidade, a falta de prontidão de alguns estudantes não permite forma- ção conceitual, assim, providenciar para estes tarefas ocupacionais.
    Auxiliar os alunos a analisarem e organizarem os conhecimentos que têm, confrontando-os com outras possibilidades de elaboração do pensar e do agir.
    Aproximar todos os estudantes dos conhecimentos em circulação na sala de aula e perspectivar modos de utilização destes nas práticas coti-dianas, na comunidade e na dinâmica histórica
    Partilhar com os alunos informações, indagações, sentidos possíveis, validando-as, colocando-as em dúvida, explicitando limites e contradições, provocando novas relações e novas possibilidades.
    5s
  • Q5
    São características do Projeto Político Pedagógico - PPP, exceto:
    Buscar meios e recursos para a efetivação da educação sem envolver pessoas externas a escola.
     Importante registro das ações escolares desde as mais simples ações cotidianas até as definições das metas de longo prazo.
    Espaço de formação profissional.
    Ser um fórum de discussão permanente da comunidade escolar
    5s
  • Q6
    A diversidade é entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. (Indagações sobre o currículo - Diversidade e currículo -MEC/2007) Com base nesta afirmação, entende-se por diversidade no contexto escolar:
    os negros, homossexuais, meninas e pessoas com necessidades especiais.
    as pessoas com necessidades especiais, negros, crianças e moradores do campo.
    todos que, por sua diversidade, costumam ser tratados socialmente de maneira desigual e naturalizada.
    os quilombolas, as pessoas com necessidades especiais e os sem terras
    5s
  • Q7
    O texto Escola Projeto Coletivo, da proposta curricular SC/2005, diz que: “Diminuir a repetência e aumentar a permanência implica na revisão da avaliação que se processa na escola.” Nesse sentido, a avaliação deve:
    ser abolida, e a aprovação deve ser automática; cada um aprende o que pode no ano letivo e isso deve ser respeitado.
    diagnosticar as falhas cometidas pelo docente, pois sempre que um estudante não aprende é porque o conteúdo foi mal selecionado e mal explicado pelo professor.
    interferir e redefinir os caminhos a serem percorridos exclusivamente pelos estudantes que devem ter suas falhas destacadas.
    diagnosticar os avanços e entraves do processo para intervir, problematizar, interferir e redefinir os caminhos a serem percorridos.
    5s
  • Q8
    A avaliação formativa é aquela em que o professor está atento aos processos e às aprendizagens de seus estudantes. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
    A avaliação formativa é aquela que o professor faz por observação do desempenho, sem utilizar instrumentos de verificação como: trabalhos em sala de aula e atividades extraclasse.
    A avaliação faz parte do cotidiano das tarefas propostas, das observações atentas do professor, das práticas de sala de aula.
    O professor não avalia com o propósito de dar uma nota, pois dentro de uma lógica formativa, a nota é uma decorrência do processo e não o seu fim último.
     A avaliação formativa é aquela que orienta os estudantes para a realização de seus trabalhos e de suas aprendizagens, ajudando-os a localizar suas dificuldades e suas potencialidades, redirecionando-os em seus percursos.
    5s
  • Q9
    A LDB, o Art. 35, diz: O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades (...): Todas as alternativas apresentam finalidades do Ensino Médio, exceto a:
    Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
    Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
    Impedimento de preparar o aluno para o exercício de profissões técnicas, atendida a formação geral.
    Compreensão dos fundamentos científico tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada disciplina.
    5s
  • Q10
    “Chega-se mesmo a aceitar, sem questionamentos, que as vozes de docentes de determinadas disciplinas sejam ouvidas nos Conselhos de Classe com mais intensidade que docentes de disciplinas em que o processo de avaliação não se centra em provas ou testes escritos.” MEC - Currículo Conhecimento e Cultura Esta constatação ocorre por diversos motivos, exceto:
    Os conhecimentos que historicamente têm sido vistos como os mais importantes costumam ser avaliados segundo padrões vistos como mais rigorosos, ainda que não se problematize quem ganha e quem perde com essa hierarquia.
    A hierarquia curricular estabelece bases na qual se valorizam diferentemente os conhecimentos escolares e se justifica a prioridade concedida a determinadas disciplinas.
    O processo de construção do conhecimento escolar sofre inegavelmente efeitos de relações de poder.
    Os professores das áreas menos reconhecidas na hierarquia do currículo têm menos poder de argumentação, por isso, não contestam esta lógica.
    5s
  • Q11
    Na Constituição Federal, o Art. 210 diz que: Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. Assinale a alternativa correta sobre o parágrafo segundo, vinculado a este artigo.
    O ensino religioso será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
    O ensino será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades quilombolas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem
    - O ensino regular será ministrado em língua Guarani, assegurada às comunidades indí- genas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
    O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem
    5s
  • Q12
    A Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina(1998) traz uma discussão sobre as diversidades no processo pedagógico. Seguindo as ideias apresentadas, são afirmações verdadeiras, EXCETO.
    Para acolher a diversidade é indicado organizar classes para atender em separado ao longo do processo educativo, organizando alternativas pedagógicas que atendam cada especificidade.
    Trabalhar pedagogicamente a diversidade implica em uma discussão coletiva sobre a prática pedagógica adotada, refletindo sobre as diferentes formas do fazer educacional, que levam ao êxito ou ao fracasso coletivo dos alunos e busque alterá-la a partir de discussões teóricas acerca do que fundamenta a aprendizagem.
    A diferença entre os indivíduos é fundamental para interação social que se consolida em sala de aula. Sem essa diversidade não é possível a troca e a ampliação das capacidades cognitivas na busca de soluções compartilhadas.
    A diversidade é entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças.
    5s
  • Q13
    O art. 3º das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (LDB/1996) estabelece as premissas que as referidas diretrizes devem evidenciar para todas as etapas e modalidades da Educação Básica. Assim, assinale a alternativa correta que completa a lacuna da frase a seguir. O seu papel de indicador de _______________,tendo como referência os objetivos constitucionais, fundamentando-se na cidadania e na dignidade da pessoa, o que pressupõe igualdade, liberdade, pluralidade, diversidade, respeito, justiça social, solidariedade e sustentabilidade.
    opções políticas, sociais, culturais, educacionais, e a função da educação, na sua relação com os partidos
    opções educacionais, e a função da Educação, na sua relação com um projeto de vida
    opções políticas, sociais, culturais, educacionais, e a função da educação na sua relação com um projeto de Nação
    opções pedagógicas, sociais, culturais, educacionais, e a função da educação na sua relação com um projeto de cidade
    5s
  • Q14
    Sobre o Projeto Político-Pedagógico - PPP é correto afirmar, exceto:
    É um documento que deve prioritariamente apresentar os direitos e deveres dos alunos e professores.
    As decisões e encaminhamentos devem ser considerados em todas as ações pedagógicas.
    Constitui-se num processo democrático de tomada de decisões.
    Representa um processo de discussão e avaliação que envolve toda comunidade escolar.
    5s
  • Q15
    Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, na modalidade de Educação do Campo, a educação para a população rural está prevista com adequações necessárias às peculiaridades da vida no campo e de cada região, definindo-se orientações para três aspectos essenciais à organização da ação pedagógicas. Nesse sentido, temos afirmações verdadeiras: exceto.
    Respeito à diversidade cultural na zona rural
    Adequação à natureza do trabalho na zona rural.
    Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos estudantes da zona rural.
    Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas.
    5s

Teachers give this quiz to your class