placeholder image to represent content

Verificação de aprendizagem - Módulos 1 e 2

Quiz by Priscilla Menezes

Feel free to use or edit a copy

includes Teacher and Student dashboards

Measure skills
from any curriculum

Tag the questions with any skills you have. Your dashboard will track each student's mastery of each skill.

With a free account, teachers can
  • edit the questions
  • save a copy for later
  • start a class game
  • automatically assign follow-up activities based on students’ scores
  • assign as homework
  • share a link with colleagues
  • print as a bubble sheet

Our brand new solo games combine with your quiz, on the same screen

Correct quiz answers unlock more play!

New Quizalize solo game modes
10 questions
Show answers
  • Q1
    Na linguagem popular é muito comum as palavras "moral" e "ética" serem usadas como sinônimas. Entretanto, do ponto de vista filosófico elas têm significados diferentes. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA:
    A palavra ética deriva do grego e significa modo de agir. Sendo assim, reflete os comportamentos aceitos por um determinado grupo social em dado momento histórico.
    A palavra moral vem do latim e significa costume. Sendo assim, a moral reflete os costumes e hábitos individuais dos seres humanos.
    Enquanto a moral é analisada sob o prisma da sociedade, de forma coletiva, a ética busca investigar como essas determinações sociais são internalizadas e manifestadas individualmente nas pessoas.
    Na filosofia clássica as palavras moral e ética tinham concepções distintas. Hoje, na era da pós verdade, esta distinção é irrelevante.
    300s
  • Q2
    Uma das frases mais utilizadas para descfrever as ideias de Nicolau Maquiavel é "os fins justificam os meios". Tendo por base esta premissa e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA:
    Para Maquiavel, o valor da moral era superior ao da estabilidade política.
    Para Maquiavel uma pessoa injusta poderia ser considerada ética se a injustiça tivesse como finalidade a manutenção do poder do monarca.
    "Não se afaste do bem, mas saiba valer-se do mal se necessário" é uma frase que está de acordo com o pensamento maquiavélico.
    Para Maquiavel, ações más e violentas podem ser consideradas válidas dependendo da sua utilidade social.
    300s
  • Q3
    "Duas coisas me enchem a alma de crescente admiração e respeito, quanto mais intensa e frequentemente o pensamento delas se ocupa: o céu estrelado sobre mim e a lei moral dentro de mim" (I. Kant). Sobre o pensamento deste autor, assinale a alternativa INCORRETA:
    Kant é defensor da ideia de que alguns atributos são inatos aos seres humanos, ou seja, já nascem com eles, não dependem de nenhuma experiência prévia.
    Segundo o conceito de intencionalismo moral de Kant, não adianta ter boas intenções e não atingir o resultado esperado.
    O homem ético é aquele que deseja que suas ações se tornem universais, porque se é certo agir de determinada maneira, então deve-se aceitar que todos os demais ajam igual.
    Segundo o conceito de intencionalismo moral de Kant, se uma pessoa age bem apenas para ser reconhecida pelos demais não está sendo ética.
    300s
  • Q4
    Para Aristóteles, a ideia de ética está relacionada com a de virtude. Sobre este tema, assinale a opção CORRETA.
    As pessoas já nascem com características atreladas à sua personalidade, portanto a virtude não pode ser adquirida ao longo da vida.
    Para Aristóteles a maior de todas as virtudes é a coragem, pois sem ela nada se realiza.
    Como a virtude está ligada à razão todo homem pode alcançá-la, desde que identifique as paixões que o dominam e se esforce para alcançar o justo meio.
    Dependendo da situação, é aceitável que uma pessoa se comporte nos extremos do excesso ou da falta.
    300s
  • Q5
    Todas as frases abaixo explicam porque Aristóteles entendia ser a ética e a virtude tão importantes para a humanidade, EXCETO:
    A virtude nunca pode ser imposta, nem mesmo na educação dos filhos. Estes podem ser orientados sobre o caminho para a felicidade.
    Uma pessoa ética age em prol do bem comum, logo busca a felicidade.
    Como a virtude é adquirida através dos hábitos, o foco de Aristóteles é na superação pessoal e individual.
    Os extremos geram conflitos sociais e deterioram a imagem do indivíduo.
    300s
  • Q6
    “Quando você perceber que para produzir precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e pela influência, mais que pelo trabalho; que as leis não nos protegem deles mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada e a honestidade se converte em auto-sacrifício, então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.” Ayn Rand, escritora e filósofa libertária. Sobre a ideologia libertária, assinale a opção CORRETA:
    Segundo os libertários, o Estado Mínimo deve atuar apenas em questões de segurança (interna e externa) e políticas sociais para a população pobre.
    Para os libertários, o objetivo da política deve ser maximizar a autonomia e a liberdade de escolha, sendo função do Estado promover a ordem e a igualdade.
    A ideologia libertária abriga conceitos políticos tanto da esquerda quanto da direita, alicerçados na ideia de Estado Mínimo, máxima liberdade individual e proteção da propriedade privada.
    Liberalismo e libertarianismo são palavras sinônimas.
    300s
  • Q7
    No texto "Ética e violência" de Marilena Chauí há várias conexões com outros autores estudados no Módulo 1 da disciplina de Ética. Assinale a alternativa que demonstra tais relações de forma CORRETA.
    Para Marilena e Aristóteles, é a reação ao mal e ao injusto que nos torna sujeitos éticos.
    Para Marilena Chauí e Maquiavel, a ação ética é balizada pelas ideias de bom e mau, justo e injusto, virtude e vício, isto é, ideias que propõem sempre uma diferença intrínseca entre condutas, segundo o bem, o justo e o virtuoso.
    Uma ética não-normativa é uma ética que estuda as ações e as paixões em vista da felicidade, o que se alinha com os ideais aristotélicos.
    Ainda que as comissões de ética (como as CPIs do Congresso Nacional) não tenham resultados efetivos, elas devem ser valorizadas pois são instauradas com a intenção de apurar fatos e responsabilizar os culpados. Nesse sentido, Marilena e Kant concordam que as boas intenções devem ser recompensadas.
    300s
  • Q8
    Todos os filósofos que trabalham a questão da ética trazem alguns pressupostos para que ela se implemente. Segundo os argumentos apresentados por Marilena Chauí no texto "Ética e Violência", assinale a opção CORRETA:
    A dispersão ética é um fenômeno natural, na medida em que alguns assuntos são de atribuição específica de especialistas, como Comitês de Ética Profissional, por exemplo.
    A ética é uma expressão da heteronomia na medida em que deve se alinhar aos valores sociais vigentes.
    Um sujeito ético é um ser racional, consciente e livre para escolher o que faz e responder pelos resultados.
    Deve prevalecer na sociedade a ética como ideologia, na medida em que as pessoas são unidas em torno de um consenso sobre o mal e como combatê-lo.
    300s
  • Q9
    A ideia transcrita a seguir representa qual conceito na abordagem de Violência Simbólica de Bordieu? "Surge da atuação de grupos/ classes sociais que atuam nos espaços das suas posições. Esses espaços podem ser construídos, reconstruídos, transformados ."
    Campo
    Teoria dos campos
    Pós-estruturalismo crítico
    Habitus
    300s
  • Q10
    Segundo a abordagem de Bordieu na análise da Violência Simbólica , onde se localiza o poder de "anular diferenças e impor preferências como legítimas e dominantes"?
    No monopólio da violência física e simbólica do Estado
    Na Teoria dos campos
    No habitus
    No campo
    300s

Teachers give this quiz to your class